terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Retrospectiva 2013 - Registros Climáticos de 2013


     Bem Vindos a Retrospectiva 2013 do blog, esse é o especial 1 ano do blog.
     Este ano foi marcante para mim, foi o meu primeiro ano como oficialmente ''Caçador de Tempestades'' e também do blog, no dia 25 de Janeiro de 2013 eu fundei esse nosso blog com fundamento de fazer postagens de previsões e noticias meteorológicas de Viamão e Rio Grande do Sul. Mas no mês de março eu me reconheci como caçador de tempestades e a partir daí o blog ganhou mudanças, ele só teria postagens de tempo severo (Temporais, Caçadas e Interceptações minhas e Tornados) e na nossa página no Facebook (criada no dia 2 de Fevereiro) teria as previsões do tempo.
     O Inicio de tudo se deu em 2010 quando eu sem saber o por que, gravava e tirava fotos de temporais com celular, e em 2011 eu vi o que me maravilhou, no dia 22 de abril, uma super célula formada por um cavado passou sobre a minha casa (atualmente sede da LSPST) com uma bela Shelf Cloud frontal estriada, naquele dia eu pensei em criar um espaço para informar quando algo severo se aproxima-se de Viamão, ai surgiu no blog da LSP Studio uma página denominada como ''LSP Studio Tempestades'', lá eu publicava em linhas algumas notícia de quando temporais poderiam chegar a cidade, mas em dezembro de 2012, vários temporais assolaram o estado, ai eu vi que não era o bastante, ai como publicado no topo desta postagem, surgiu em Janeiro esse blog e em março vendo os caçadores norte americano eu me reconheci como caçador, por fazer quase a mesma coisa que eles (só que em bem menor escala), ai eu vi que a paixão pelas tempestades já estava no sangue.
     Em setembro, nós adaptamos o nosso logotipo, transformamos o ''Studio'' em sigla ai o nome do logotipo e do blog que era ''LSP Studio Tempestades'' ficou ''LSPS Tempestades''.
     Em 2014 as coisas vão melhorar ainda mais, já estou investindo na vida de caçador, em breve a cidade de Viamão vai ganhar a sua primeira estação meteorológica.
     Abaixo tem os destaques climáticos do ano de 2013, todas as fotos abaixo foram tiradas por mim ( Lucas Slongo ) durantes os fenômenos ocorridos.

ATENÇÃO - Clique na foto para ver grande.

         → 24/1/2013 ← - Temporal Em Viamão.

     • Uma célula de tempestade que se formou na frente fria chegou a Viamão e causou o temporal que trouxe ventos de 40 km/h e trovoadas.










         → 10/2/2013 ← - Possível Tornado em Viamão.

     • Na sexta-feira nuvens convectivas vindas do norte ( corrente de umidade da Amazônia ) se juntaram com as que vinham do oeste e formou uma célula intensa que formou uma nuvem funil no horizonte sul ( principio de tornado ), pelo que vi, não chegou a tocar o solo.











         → 20/3/2013 ← - Por do Sol Maravilhoso em Viamão.

     • Numa Quinta-Feira marcada pela chuva fraca desde a madrugada até a tarde, houve um lindo por do sol quando a chuva deu uma acalmada.










         → 7/5/2013 ← - Granizo em Viamão.

     • Uma nuvem com alto desenvolvimento vertical ( Cumulonimbus ) numa frente de rajada causou o 1º granizo do ano em Viamão.








         → 18/7/2013 ← - Célula de Chuva em Viamão.

     • Uma célula convectiva de chuva formada no centro do estado passou ao norte de Viamão e trouxe chuva fraca com descargas elétricas.










         → 23/10/2013 ← - Atividade Elétrica no inicio da manhã em Viamão.

     • Chegada da nebulosidade de um cavado em Viamão, que tinha a 2 horas atrás da quela madrugada começado a explodir sobre o centro do Rio Grande do Sul.











         → 10/11/2013 ← - Nebulosidade de uma Linha de Instabilidade chegando a Viamão.

     • Uma linha de instabilidade (LI) formada numa frente fria chega a Viamão as 16:59 e causa chuva forte com algumas trovoadas.



         → 15/11/2013 ← - Mammatus e frente de rajada em Viamão.

     • 1 Hora antes da chegada da frente de rajada, as 15:45, houve a formação de nuvens mammatus sobre Viamão, e depois de 1 hora a frente de rajada passou sobre a cidade com rajadas de vento bem fortes, podendo ter ultrapassando 100 km/h.











         → 20/11/2013 ← - Nuvem Arco noturna passando sobre Viamão.

     • Uma célula de média refletividade se formou nas localidades e passou sobre Viamão e formou uma linda nuvem arco sobre a cidade.



         → 27/11/2013 ← - Célula de chuva em Viamão.

     •  Na tarde da quela quarta-feira, a passagem de uma frente fria fraca sobre o estado, formou uma célula de chuva que causou chuva moderada de 40 minutos com algumas trovoadas.










         → 14/12/2013 ← - Pequena Cb com imensa bigorna em Viamão.

     • Com o calor de 30°C, no final da tarde houve a formação de uma Cb (Cumulonimbus) a sudoeste de Viamão com uma imensa bigorna.










         → 27/12/2013 ← - Célula intensa de chuva em Viamão e principio de tornado.

     •  Com o ZCAS totalmente dissipado, a umidade voltou ao sul do país, garantido a formação de Cbs severas sobre o RS. Uma se formou ao sul de Viamão, quando passou sobre a cidade causou chuva forte, trovoadas e granizo. Antes da chuva ouve uma formação rotativa que não durou nem 1 minuto.











         → 28/12/2013 ← - Formação de Cbs ao norte de Viamão.

     • Mais um dia de temperaturas escaldantes no Rio Grande do Sul, chegando aos 38°C em Viamão e cidades do norte, todo esse calor gerou Cbs sobre o estado, o destaque foi para uma que se desenvolveu bem ao norte, a foto abaixo mostra a Cb vista da nossa sede em Viamão durante a tarde.



         → 30/12/2013 ← - Convecção em Viamão.

     • O penúltimo dia de 2013 foi marcado pela convecção de células severas sobre o Rio Grande do Sul por causa da onda de calor que assola o estado, Em Viamão, após alcançar 37°C, começou a formar Cbs, uma ao leste ficou tão grande que era lindo de ver, já uma outra chegou abaixo de uma camada de nuvem alta deixando um visual bem  impressionante.










     Esse foi a retrospectiva do ano em Viamão, houve belas tempestades durante o ano, no fim da Temporada 2012/2013, houve formações severas e principio de tornado na cidade, já a metade da Temporada 2013/2014 foi marcada por 2 eventos de severidade, que depois teve um dezembro sem tempestade alguma por motivo de um ZCAS no centro e leste do Brasil que sugou toda a umidade deixando o tempo seco em todo o estado com só algumas formações de Cb isoladas no fim da tarde por causa do calor.
     Mas na penúltima semana com o fim do ZCAS graças a aproximação do ASAS, a umidade voltou ao estado garantido tempo severo nos últimos suspiros de 2013.

CURIOSIDADES:

     • Mesma data - O Temporal de janeiro é a mesma data e hora do temporal de 2012, 23 de Janeiro, as 16:00.
     • Evolução - Nessa retrospectiva é possível acompanhar a evolução do nosso logotipo, que até o momento teve 3 estágios.

                                  →→→→→→→→→→ •  LSPS - Tempestades • ←←←←←←←←←←.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...