domingo, 1 de fevereiro de 2015

LSPS Tempestades → ESPECIAL - 16 a 18 de Outubro de 2014, A Poderosa Onda Severa


     ''O Corredor dos Tornados Sul Americano Acordou'', assim deve ser dito o período de tempo severo que assolou o Conesul nos dias 16 a 18 de Outubro de 2014. Foram os 3 dias mais ativos da Temporada 2014/2015 até então.

     3 Dias antes nós publicamos em nossa página um alerta de alta severidade sobre o RS, la nós mencionamos o alto risco de formação de Super Células capazes de gerar Micro-explosões e tornados. Confira abaixo os destaques que postamos:

   ''Quinta, sexta e sábado é de alerta para o Rio Grande do Sul, os modelos apontam uma atmosfera muito instável para estes dias. Com TT, Lifted, Orvalho, Cape e Helicidade bem configurados, nesses três dias, poderemos ter Super Células capazes de gerar, granizos de vários tamanhos, micro-explosões ou tornados''

     Nossa previsão foi um completo sucesso, com 87% de acerto nós conseguimos perver o que viria durante a onda de tempo severo.

     → 15 de Outubro de 2014: O Inicio da Onda de Tempo Severo.
     Por volta das 15 horas de quarta-feira com a atmosfera ainda se configurando, começou a formações convectivas sobre o Uruguay e a fronteira da mesma com o RS.

                                      | Inicio da convecção sobre o RS e Uruguay |

     Em questão de horas a instabilidade ganhou força, células com fortes correntes ascendentes, se formaram e conseguiram chegar ao seu desenvolvimento máximo formando bigornas e altos índices de refletividades pelo radar, detalhe para uma célula no Uruguay, as 16 horas, que tinha 70 dBz, e depois, as 18 horas uma célula a leste de Santana do Livramento (RS) que também chegou aos 70 dBz (confira abaixo).

                                      | Células com alta refletividade pelo radar de Santiago |

     Ao longo da noite a instabilidade avançaria para o leste ganharia mais força, assim a noite e a madrugada foi de tempo severo no RS.

     → 16 de Outubro de 2014: A Mais Poderosa Chuva de Granizo em anos.
     Com o fortalecimento das correntes ascendentes as células começaram a gerar granizo sobre a metade leste do Rio Grande do sul, prenúncio que a madrugada seria severa.

     Na região metropolitana, parte da estrutura da feira do livro em Porto Alegre foi totalmente destruída pelo peso do granizo em sua estrutura, além da capital Eldorado do Sul (primeira a enfrentar a granizada) teve 300 casas destelhadas por granizos médios.

          | Estrutura da Feira do Livro destruída por causa do granizo | Foto: Gabriel Jacobsen |

     A chuva de granizo caiu por toda Porto Alegre, acumulando bastante gelo sobre as ruas da cidade, foi a mais intensa chuva de granizo da história moderna da cidade, confira abaixo a foto mostrando a quantidade de gelo acumulado nas ruas.

             | Bastante gelo acumulado em Porto Alegre | Foto: Lucas Rivas |

LSPS Tempestade em Campo: Por volta das 2:00 da madrugada a instabilidade começou a chegar a Capital e a Viamão. Uma intensa célula com 70 dBz começou a avançar ao norte de Porto Alegre gerando muita atividade elétrica e formando granizo, mas essa não gerou pedras sobre a capital e Viamão. Mas as 2:50 da madrugada mais uma intensa célula com 65 dBz começou a avançar sobre Porto Alegre iniciando assim a impressionante tempestade de granizo que mais tarde chegaria a Viamão.
     As 4:05 da madrugada uma célula com 55 dBz chegou em Viamão causando uma intensa chuva de granizos pequenos, o interessante acontecimento que observamos é a diminuição significativa das descargas elétricas durante a queda de granizo, sendo que pouco antes da chuva de granizo, a atividades elétricas estavam intensas. Após a célula passar, tinha parecido que tinha acabado a chuva de granizo sobre Viamão, mas a atividade elétrica na direção oeste, mais intensa que a anterior (parecendo fogos de Natal e Ano Novo) indicava que o pior estava por vir.
     As 4:23 a célula se aproximou de Viamão e se esticou (principio de formação de gancho) e ao começar a passar sobre a cidade gerou vento moderado com chuva forte. Após alguns minutos, as 4:31, a célula esticada começou a gerar granizos médios que começaram a cair sobre nossa sede causando rachaduras nos telhados das casas, as pedras tinham de 3 a 4 centímetros (foto abaixo).

         | Amostra do granizo já derretendo que caiu em nossa sede | Foto: Lucas Slongo (LSPS Tempestades) |

     A Imagem do radar do Morro da Igreja registrou uma célula com 65 dBz em seu núcleo, e como dito acima, esticada (formação de gancho (hook echo)).

                                    | Célula esticada que causou granizos grandes em nossa sede entre as mais intensa |
          | Zoom da imagem de radar acima |

          Dez minutos depois ficou mais evidente a formação do gancho, a célula gerou uma assinatura tipica de um eco de gancho sul americano, seu núcleo acima e o gancho abaixo virado para a esquerda (sendo que nos Estados Unidos é ao contrário), confira abaixo as imagens do radar do Morro da Igreja mostrando a célula que possivelmente era super célula mesociclonica.

                                       | Célula com aspecto de gancho sobre Viamão |
       | Gif mostrando os detalhes do possível gancho (hook echo) |

     O que nos leva a acreditar que houve atividade tornádica nessa célula é, além da aparência de gancho, é a alta atividade elétrica, vento e queda de granizos médios (como mencionado mais acima). Geralmente o granizo acima dos tamanhos normais que são pequenos, medindo 1 centímetro e meio, a partir de 3 centímetros em diante é um dos prenúncio de um tornado se aproximando ou em formação, por causa das fortes correntes ascendentes que mantem o granizo suspenso na atmosfera. E se tem correntes ascendentes fortes, então elas poderão ser ou se transformar em um mesociclone (correntes ascendentes giratórias), gerando assim o gancho.

     No centro da cidade de Viamão, houve perfurações nos telhados de algumas casas, fazia anos que não ocorria uma chuva de granizo tão poderosa na cidade.

     Abaixo você confere nossa interceptação, mostrando as Descargas Elétricas e o Granizo que caiu em nossa sede.



     Toda essa severidade do dia e deu pela atuação de um cavado em médios níveis e uma difluência em altos níveis, junto com os Jatos de Baixos níveis, e mais outros fatores, formou um cenário bastante severo que resultou no que foi postado acima.

     → 17 de Outubro de 2014: Possível Nuvem Funil sem célula em Viamão.
     Como previsto por nós a probabilidade tornádica em Viamão se confirmou, mas nesse dia não houve super célula sobre Viamão. Como assim, funil em Viamão sem super célula? Essa é a pergunta que ficamos fazendo a nós mesmos, abaixo é possível notar a aparência de um tornado ou funil. mas pelo radar do morro da igreja não há nada.

          | Possível funil no lado direito do relâmpago |

                                       | Região Leste pelo radar do Morro da Igreja |

     O possível funil durou uns 15 minutos no máximo, não teria como uma nuvem escudo (teoria que tinha-mos) durar tanto tempo com formato cilíndrico. Esse fenômeno pelo jeito será um mistério.

     Abaixo você pode conferir nosso vídeo mostrando as descargas elétricas durante todo o dia, destaque para o inicio do vídeo que mostra no horizonte a possível nuvem funil.



     → 18 de Outubro de 2014: Tornado (possível EF3) na Argentina, e RS em Alerta com a aproximação dele.

     No último dia da onda severa, quando parecia que as coisas ficariam mais calmas, na verdade ocorreu ao contrário. As 22 horas da noite de sábado, uma intensa super célula com 70 dBz apareceu no limite oeste do radar de Santiago, ela seguia perfeitamente na direção leste, rapidamente indo em direção ao Rio Grande do Sul.

                                       | Super Célula dando as caras no radar de Santiago |

    As 23:26 minutos, a super célula começou a apresentar comportamento tornádico, a parte norte da mesma começou a esticar e em seguida a formar um gancho (hook echo). E as 23:50 a super célula formou um belo e raro tornado anti horário sobre a cidade de Carlos Pellegrini na Argentina. Abaixo tem um trecho de uma noticia de um jornal Argentino falando sobre o tornado.

          | Noticia da ocorrência do Tornado em Carlos Pellegrini | Noticia adquerida pela Metsul |

     Por pouco que São Borja não é atingida pelo tornado, que felizmente se dissipou com o enfraquecimento da super célula, mas mesmo assim a cidade foi afetada com rajadas de vento de 98 km/h.

     Confira abaixo a animação gif mostrando o avanço da super célula até chegar ao RS.

                                     | Gif de radar mostrando a super célula tornádica |

CRÉDITOS:
Imagens: Lucas Slongo, Metsul, Redemet.
Texto: Lucas Slongo (LSPST).
Fontes: Metsul.

                                  →→→→→→→→→→ •  LSPS - Tempestades • ←←←←←←←←←←

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...