sexta-feira, 7 de julho de 2017

• Projeto 8 → Sirenes de Alerta para Tornados

     O Melhor jeito de alertar para a chegada de um Tornado a uma região é através de Sirenes. Nos Estados Unidos isso já existe a décadas, as sirenes estão presentes em ampla maioria das cidades dos dois corredores dos tornados, o Central e o Dixie. Já no Brasil, nenhuma, sem se quer planejada.

O Projeto:
     O Projeto consiste em instalar sirenes em cada cidade do corredor dos tornados brasileiro, começando pelo Rio Grande do Sul, e depois nos demais estados. O Funcionamento será na seguinte forma: Quando uma super célula rumar em direção a determinada cidade, e ela apresentar gancho, nós da LSPS Tempestades através de um software, acionaremos a sirene, e ela alertará sobre o tornado.

     Abaixo mostramos uma imagem conceitual de como será o futuro software. Utilizamos o Google Maps como exemplo. No Software, terá as opções: Teste, Tempestade Severa, e Alerta de Tornado. Dependendo da situação, uma das opções será escolhida. A Teste, por exemplo será apenas para testar a conexão e estabilidade, evitando que, no mapa, ao escolher a opção, a sirene não ser acionar. Já a Alerta de Tornado, será acionada quando uma Super Célula tornádica estiver há 15 minutos da cidade em questão.
     Terá 3 tipos de sons, cada um será característico para sua função. O Mais amedrontador será para avisar a chegada de uma Super Célula tornádica. Dependendo da propagação do som, teremos que ver quantas estações serão necessárias para cada cidade.

     | Exemplo primário de como seria o visual do software de alerta | Foto: Google | Edição: LSPS Tempestades |

Os Tipos de Alerta:
     Para nosso projeto, haveria três tipos de Alerta:
1º - Testes → Para testar as sirenes mensalmente.
2º - Tempestade → Para alertar da aproximação de uma Tempestade Severa.
3º - Tornado → Para alertar sobre a possibilidade de tornado, ou de um tornado a caminho.

Por Onde Começar:
     O Projeto começará por Viamão, com as primeiras sirenes instaladas assim que este projeto for iniciado. No momento não tem data, mas espero que seja ainda na próxima década.
     A Instalação da sirene terá que ter o aval do Prefeito e da Defesa Civíl, então será trabalhoso.

• Texto: Lucas Slongo (Adm: LSPS Tempestades).

                                                                                 • LSPS Tempestades •

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...